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JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Maria Fumaça faz passeio inaugural em Apiúna

Publicado por Governo do Estado de Santa Catarina (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

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A Maria Fumaça de Apiúna fez seu passeio inaugural neste domingo (14), após passar quatro décadas desativada. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, intermediou o acordo de compensação entre a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e o Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap) que viabilizou a reativação da locomotiva.

Às 10h, o trem apitou na estação Subida para cumprir os 3,2 quilômtros da Ferrovia das Bromélias, com a presença do secretário regional Aldo Schneider; da senadora Ideli Salvatti; do prefeito de Apiuna, Jamir Marcelo Schmidt; de diretores da Tremtur e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); além de dezenas de lideranças da região. Durante todo o dia, a Maria Fumaça transportou mais de 500 passageiros.

"A participação do Governo do Estado, através da SDR Ibirama, foi decisiva para a viabilização da Usina Salto Pilão e do trem, pois, através do acordo com a Fatma, foi possível em 2003 a liberação de R$ 1 milhão para o Projeto Tremtur", disse Aldo Schneider. Ele destacou a atuação da Tremtur e da ABPF, juntamente com as grandes parcerias do Cesap, Governo do Estado, Governo Federal (que doou os trilhos), a Prefeitura de Apiuna e grande número de voluntários e colaboradores.

Como funciona - A administração do passeio está a cargo da Tremtur e da ABPF, com o apoio de voluntários, que reconhecem a importância da preservação ferroviária. Na primeira viagem, o trem partiu com 112 passageiros. O valor da passagem é R$ 15 sendo que crianças de até cinco anos que ficarem no colo não pagam passagem.

O passeio começa na Subida, junto ao acesso asfaltado no km 117 da BR 470, percorrendo 3,2 km passando pelo túnel do Baú, pela ponte viaduto sobre o ribeirão Subida, pelos fundos da Igreja Nossa Senhora de Caravaggio e pela Mata Atlântica, com vista para o Rio Itajaí Açu, até o pátio de manobras da Usina Salto Pilão.

História - O presidente do núcleo do Vale do Itajaí da ABPF, Luis Carlos Henkels, disse que a restauração de locomotivas e de trechos ferroviários servem para resgatar a memória histórica do país, além do patrimônio ferroviário existente, com exploração turística e de lazer. Já o presidente da Tremtur, Ramiro da Silva, ficou satisfeito com a viagem inaugural, pois "atraiu grande público e amigos ferroviários, que são os grandes incentivadores do resgate das ferrovias no país".

A Estrada de Ferro Santa Cataria foi extinta em 1971. Ela começou a operar em 1909, sendo que a estação de Subida foi o ponto final da ferrovia de 1923 até 1929. Lá eram embarcados gado bovino e equino, fécula, tabaco, milho e madeira, com destino ao porto de Itajaí.

Informações adicionais: Jornalista Dante Bonin, telefones (47) 3357-2217/ 8434-4810, e-mail imprensa@iir.sdr.sc.gov.br

Secretaria de Estado de Des Reg Ibirama

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